Festival Zona Mundi reúne intervenções artísticas e música em sua sexta edição
- Andreza Ferreira
- 17 de jan. de 2019
- 2 min de leitura
Com uma programação que une música, vídeo e as artes digitais, o Circuito Internacional Eletrônico de som e imagem Zona Mundi (ZM) chega a sua 6º edição. O festival acontece em três dias consecutivos, da sexta (16) à domingo(18). No Museu de Arte Moderna (MAM), em Salvador, e na Saladearte - Cinema do Museu, Corredor da Vitória. O evento é realizado desde 2009 e continua proporcionando uma grande interação entre público e artistas.
Com realização do Maquinário Produções, o Zona Mundi conta com o patrocínio da Oi, através do Oi Futuro, Ergotrans e do Estado da Bahia, através da lei de incentivo Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura (Secult).
O Oi Futuro, instituto de inovação e criatividade da Oi, promove ações de Educação, Cultura, Inovação Social e Esporte para melhorar a vida das pessoas e transformar a sociedade.
Em parceria entre a SecultBA e a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o FazCultura promove ações por meio de renúncia fiscal, contribuindo para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia.
O festival será dividido em eixos temáticos,o #ZonaIntegrada, com apresentações artísticas e feira criativa no MAM-BA, e o #ZonaLab, com o cine expandido e mesas temáticas, na Saladearte – Cinema do Museu – Corredor da Vitória.

Foto: Card divulgação
O cine expandido e mesas temáticas terá início das 15h às 20h30, no Museu Geológico. Após a sessão, será realizado uma mesa redonda reunindo alguns dos vídeo-artistas participantes para discutir os processos criativos de cada realização, contando com a participação do público.
Segundo o curador do festival Vince de Mira, a ideia é juntar as diversas linguagens através de interfaces digitais.“A música ainda é o principal mobilizador e nesta edição, buscamos inserir outras etnias”, disse.
No festival terá dois palcos, video-mapping no MAM. A Rádio Mundi também se faz presente no evento com as LEDs, e que nos intervalos dos shows fará intervenções.
Em sua sexta edição o Zona Mundi buscou ampliar suas perspectivas de intercâmbio artístico com a participação de nomes nacionais e internacionais.
No sábado (17), o Zona recebe apresentações artísticas e uma feira criativa na área externa do Museu de Arte Moderna, na Contorno. O festival ainda proporcionará ao seu público um bate papo com VJ Gabiru - que utiliza ferramentas tecnológicas de mapeamento para fazer intervenções artísticas visuais.
Comentarios