Historiador desvenda o significado dos nomes de alguns bairros de Salvador
- Jônatas Almeida
- 29 de nov. de 2017
- 1 min de leitura

A cidade de Salvador é considerada a primeira capital do Brasil. Com ruas históricas que remontam cenários de décadas passadas, muitas têm os nomes bastantes “pitorescos”, o que torna a cidade centro de pesquisas para muitos historiadores, e um deles é Edson da Silva Costa.
Professor aposentado, artista plástico, poeta, escritor e historiador, Edson é autor do livro Caruru de São Cosme e São Damião e O que é que a Bahia tem? Em breve ele lançará o livro sobre os nomes dos bairros da capital baiana.
“Uma vez no Ferry Boat, um turista me perguntou que rua era aquela e na época eu cursava história e não soube responde-lo. Então comecei a trabalhar isso e foi o que me motivou a pesquisar sobre os bairros de Salvador”, contou Edson.
Piatã, Pituaçu e Itapuã, são alguns dos nomes de origem tupi, que intitulam bairros da cidade. Porém o que mais intriga o historiador é justamente a pouca quantidade de ruas com nomes de origem indígenas, situação contraria em São Paulo, que segundo ele tem uma grande quantidade.
O conhecimento popular o ajudou bastante nas buscas pelos significados. “Eu converso muito com os taxistas e quando chego em casa é um conforto de dar risada das histórias. E isso está no domínio popular, o taxista conta as histórias para os turistas e assim vai”, disse o historiador.
Descubra abaixo o nome de alguns bairros de Salvador.
Comments