top of page

Após​ ​depoimento,​ ​a​ ​Polícia​ ​Civil​ ​de​ ​São​ ​Paulo​ ​diz​ ​que​ ​ator​ ​negro​ ​teve “impre

  • Alberto Silva
  • 23 de nov. de 2017
  • 2 min de leitura

Foto: Newton Menezes//Futura Press/Estadão Conteúdo

Após tomar depoimento do ator por quase seis horas, a delegada do 1º Distrito Policial, Gabriela Carvalho Pereira afirmou que a hipótese do racismo alegado pelo ator negro Diogo Cintra, 24, ter sido uma "impressão pessoal dele", e não um crime cometido por seguranças do terminal de transporte público Parque Dom Pedro, no centro da capital paulista.


O fato aconteceu na madrugada da última quarta-feira (15) por um grupo que o havia assaltado próximo ao terminal. O ator chegou a pedir ajuda a seguranças do local, mas os funcionários ouviram do grupo que assaltara Cintra que eles eram a vítima, e que o rapaz era o assaltante, permitindo que o jovem fosse arrastado e agredido do lado de fora do Parque Dom Pedro. O delito foi registrado pelas câmeras de segurança do terminal de ônibus.


Segundo a delegada, a vítima contou em detalhes o que aconteceu, mas afirmou que as agressões partiram de dois dos assaltantes do grupo, e não pelos seguranças do terminal. Foi perguntado a ele se em algum momento, foi proferida alguma palavra exteriorizando esse racismo. Cintra disse que escreveu numa postagem em rede social, onde divulgou a informação, como uma impressão pessoal dele. “Por isso o inquérito não foi para outra delegacia especializada em crime de racismo ou injúria racial”, explicou a delegada.

Indagada se a abordagem não teve conotação racista, a delegada reforçou que uma das perguntas do inquérito era explícita quanto à abordagem de acordo com a cor da pele. "Na oitiva dele, foi perguntado se, em algum momento, ele havia sido discriminado verbalmente em função da etnia. Ele disse que não, mas avaliou que se sentia assim discriminado. Por enquanto, o caso não está configurado, ainda, portanto, como injúria racial", encerrou a delegada.


As investigações continuam e outros funcionários do terminal vão ser intimados para depor.

Com informações UOL notícias


 
 
 

Comentários


Por Trás do Blog
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga "PELO MUNDO"

© 2023 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com

Doar com PayPal

Visto em

 Avenida Leovigildo Filgueiras, n° 81, Garcia, Salvador, Bahia. CEP: 40100-000

bottom of page