Rodoviários protestam e não entram nas estações que fazem integração com o metrô
- Lorena Sampaio e Poliana Lima
- 8 de nov. de 2017
- 2 min de leitura
Foto: Poliana Lima
Rodoviários realizam protesto nesta quarta-feira (8) contra a reestruturação das linhas de ônibus e o processo de integração em Salvador. Os motoristas recusaram-se a entrar nas estações que fazem integração com o metrô, gerando desconforto para os passageiros, já que eles tiveram que se deslocar para os pontos próximos às estações para seguirem seu destino.
A reestruturação dos ônibus iniciada no feriado de finados causou descontentamento nos motoristas, pois esse novo modelo foi posto em prática sem consultar a população ou o sindicato dos rodoviários.
Segundo o diretor de imprensa do sindicato dos rodoviários, Daniel Mota, não há vantagens para a maioria dos usuários dos coletivos na reestruturação das linhas dos ônibus. Além disso ele alega que esse modelo força o passageiro a utilizar o metrô.
O motorista de ônibus da Integra, George Fonseca, concorda com essa afirmação e acrescenta que a reestruturação está relacionada ao processo político de 2018 que se aproxima. “Há uma guerra política entre a prefeitura e o governo do Estado, uma guerra de ego que só prejudica à população soteropolitana. O metrô não era pra ser uma obrigação e sim uma escolha do passageiro”.
Entenda a reestruturação
As mudanças implementadas desde outubro têm o objetivo de promover o aumento no número de viagens e de frequência dos coletivos, além da redução no tempo de espera nos bairros, segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob).
As alterações afetarão os eixos Brotas/Centro e Itapuã/Praia do Flamengo e as comunidades de Valéria e Cajazeiras, respectivamente. As modificações são baseadas em estudos técnicos que preveem, em todos os casos, diminuição no tempo de viagem e um transporte público integrado, com mais conforto e agilidade. A reestruturação completa será feita, gradativamente, até fevereiro de 2018.
Com informações do G1 Bahia
Comments