Os encantos do Subúrbio Ferroviário - Exposição Fotográfica
- Manuela Rosa
- 6 de nov. de 2017
- 2 min de leitura

O subúrbio ferroviário de Salvador (BA) virou referência por causa de suas belezas naturais. Formado por lugarejos, comunidades tradicionais, pescadores e veranistas, onde aproveitam as pescas e enseadas das praias na Baía de Todos os Santos. Hoje em dia a região do Subúrbio tem ganhado destaque, atraindo artistas, turistas e até presidentes, que também se encantaram com essas realezas.
As praias e os lugares aconchegantes têm sido o principal cartão de visita. Destacam-se as praias de Tubarão, São Tomé de Paripe (em frente à Vila Maria), Periperi (atrás da estação férrea), assim como o Casarão do Alto (em São Tomé de Paripe) e a Chácara Anjo na (orla de Tubarão), são os mais admirados e onde acontecem os melhores eventos, como casamentos e outros.
Quem chega para desfrutar do local, há alimentos e bebidas disponíveis nos restaurantes, como acarajé, carne do sol com camarão e sucos naturais.
Vejamos as principais belezas.
Diferente do que algumas pessoas pensam o Subúrbio Ferroviário também tem seus encantos. E quem vai confirmar para a gente através dessa entrevista é Eliedna Santos, Universitária do Curso de Publicidade e Marketing, uma antiga moradora do Subúrbio.
DR: Conte-nos um pouco sua trajetória no Subúrbio. Em que bairro você reside?
Tenho 23 anos e desde que nasci moro no bairro de Paripe.
DR: Quais são as praias que você mais frequenta no Subúrbio?
Desde criança ia andando com meu pai e meus irmãos todo final de semana para as praias de Tubarão e a de São Tomé de Paripe, porque ficam próximas de minha casa, foi o que me garantiu uma infância boa.
DR: Sabemos que praias dá muita fome e sede, e comer nessas horas de diversões nos conforta, há tipos de comidas e bebidas, que possam ser encontradas de fácil acesso?
Tem sim. Mercados próximos as praias, restaurantes com comidas típicas e para diversos gostos. Como também você tem opção de levar sua própria cadeira, comida, sovertes e bebidas, é bem familiar.
DR: No meio desses encantos, teve alguma fase que te marcou no Subúrbio?

O mais marcante foi a minha infância com meus irmãos, e recentemente meu casamento. Optei por me casar dentro de meu bairro, fiz as fotos do pré- casamento na praia de São Tomé e o meu casamento na Chácara Anjo na orla de Tubarão, foi bem bonito e sofisticado, com pouco luxo, mas ficou maravilhoso, os convidados se encantaram com o lugar.
DR: Quais as recomendações que você orienta para aquelas pessoas que nunca frequentaram o Subúrbio, alegando que são bairros perigosos.
O Subúrbio Ferroviário tem suas qualidades como suas belezas, as praias e lugares aconchegantes tem sido o principal cartão de visita, inclusive os ex-presidentes Lula e Dilma frequentaram a praia de Inema, que fica próxima às praias de São Tomé e Tubarão, lugares considerados bem tranquilos.
Em relação ao perigoso, nunca me roubaram e meus amigos que chegavam de longe para curtir essas belezas também nunca foram. O perigo está em todos os lugares tanto em bairro nobre ou na suburbana.
Temos que saber aproveitar o que a vida nos tem dado, o que é de bonito para ser admirado, nem todas vezes é preciso buscar longe o que está perto de nós. Devemos sempre valorizar o nosso ambiente.
Desvende mais belezas da Suburbana nas fotos abaixo!
Comments