Maracás: A cidade das flores do Nordeste
- Quelita Mota
- 4 de nov. de 2017
- 2 min de leitura

Quando pensamos em flores no Brasil, logo lembramos do Jardim Botânico de Curitiba (PR). Mas, há uma grande produção floral no nosso querido nordeste. Maracás, localizada ao sul da Bahia, é conhecida como Cidade das Flores. O município comporta a maior produção da região, na empresa Flores Botelho.
O cultivo de flores no Brasil era concentrado na região Sudeste, na década de 90 - mais precisamente no estado de São Paulo. Porém, essa realidade foi modificada no início dos anos 2000, quando o Governo da Bahia resolveu investir na produção floral através do programa Flores da Bahia. O objetivo era organizar os trabalhadores que cultivassem e comercializassem flores em cooperativas, além de inserção da população em risco social.
Maracás está localizada em parte na bacia do Rio Jiquiriçá e do Rio de Contas. Com clima semiárido e subúmido a seco, possui altitude e temperatura ideais para o plantio de flores.

Desde 2003, o cultivo é fomentado pelo Governo da Bahia, pelo programa Flores da Bahia. Érick Botelho, de relações públicas da empresa, contou para o Diário dos Redatores porque o município é chamado de Cidade das Flores:
“Maracás ganhou esse nome porque existia um jardim da casa das freiras. Aí, quando teve o projeto Flores da Bahia, foi a cidade que inaugurou. Houve um incentivo do governo na produção de flores. Então, tem uma grande quantidade de produtores de pequeno porte. Em área plantada, tem outro sítio que é maior, mas, em área de produção, aqui (Flores Botelho) é maior. Mas é por causa dessa produção. Não tem muito marketing da cidade, vocês podem observar. No censo do IBGE de 2007, Maracás ficou responsável por 80% da produção de flores na Bahia”, disse o funcionário da produtora.

Flores Botelho possui uma variedade de 24 tipos de rosas. De acordo com Érick, as rosas mais solicitadas são as vermelhas. Além de rosas, são comercializadas também aster, murtas, eucalipto ornamental, crisântemo, gérbera e outras. A carola, um tipo de rosa, é a mais pedida:

“Carola é o carro-chefe, é a que mais produz e a que mais vende. Falou em rosa, essa é a que o pessoal mais pede, pois ela é aveludada”, complementou.
Quando indagado sobre a distribuição das flores, Érick informou que ela só acontece na Bahia:
“Ela só é distribuída dentro do estado mesmo. Aí ela pega as cidades de Feira de Santana, Salvador, Santo Antônio e o Sul todo, pode-se dizer. Em Vitória da Conquista, tem um centro de distribuição. Eles começaram o plantio lá e trouxe para cá e lá virou o centro de distribuição”, disse.
Maracás é uma ótima opção de turismo para quem gosta do clima frio, lugar aconchegante, longe das grandes cidades e, principalmente, para os admiradores dos campos florais.
Comments