Novembro azul promove conscientização masculina
- Lindaura Berlink
- 3 de nov. de 2017
- 1 min de leitura
O alerta é necessário porque a maioria da população masculina evita a realização do exame físico, devido ao método utilizado para a observação.

Conhecido como “Novembro Azul”, o mês é escolhido por abraçar ações de conscientização dos homens para realização do exame de próstata. A oficialização do mês para a promoção das ações é devido à data 17 de novembro ser o dia mundial de combate à patologia.
O exame de toque é o procedimento que dura cerca de dois minutos. O médico utiliza uma luva descartável nova e lubrificada para introduzir o dedo indicador no reto (porção final do intestino grosso) do paciente. E, devido à cultura da masculinidade a qual estamos inseridos, esse método causa repúdio aos homens.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens. Os números de 2015 são cerca de 68.800 novos casos da doença no país.
Lais Barbosa, enfermeira e funcionária de uma unidade móvel de saúde, acredita que a cultura do machismo seja um dos fatores responsáveis para não realização do exame, porém não o único responsável. “Os homens evitam por conta do medo. Medo do desconhecido e do que pode vir a descobrir. Os homens não gostam de ir ao médico”, relata a enfermeira.
Nessa segunda-feira (6) vai começar as ações de promoção aos cuidados da saúde masculina, tendo em vista os baixos índices de procura dos homens relacionados a esses serviços.
As ações serão desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em 12 distritos sanitários.
Confira mais em: SECOM Prefeitura de Salvador
Comments