Salvador ilumina monumentos de rosa pelo combate ao câncer de mama
- Fadwa Valente
- 26 de out. de 2017
- 2 min de leitura

Arena Fonte Nova e o Elevador Lacerda estão iluminados com a cor rosa durante todo mês do outubro. O objetivo dessa ação é compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, doença que mais mata as mulheres em todo o mundo.
Este movimento começou na última década do século 20 nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. O laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990. Desde então o laço rosa simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
Adotado em 2002 no Brasil, o Outubro Rosa estimula a conscientização da importância do diagnóstico precoce desta doença que é mais mata as mulheres em todo o mundo. Segundo o Ministério da Saúde, anualmente surgem cerca de 50 mil casos de câncer de mama no país. A cada 10 mulheres diagnosticadas com a doença, três morrem, segundo dados os Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Durante esse período, monumentos históricos, pontos turísticos, prefeituras e o Congresso Nacional ficarão com a iluminação rosa em alusão à campanha. Em Salvador, até o final deste mês, a Arena Fonte Nova, o Elevador Lacerda e outros prédios e monumentos da capital baiana estão iluminados com a cor rosa. A intenção é causar impactos na sociedade e ajudam na prevenção.
A campanha Outubro Rosa fortalece as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama.
O Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias.
Veja algumas recomendações dos profissionais de saúde.
A mulher deve observar suas mamas (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano) e ficar atenta às alterações suspeitas;
Mulheres de 50 a 69 anos devem realizar a mamografia de rastreamento a cada dois anos;

SINAIS E SINTOMAS
Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são:
Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor;
Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
Alterações no bico do peito (mamilo);
Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;
Dra. Deise Monteiro dá dicas para identificar câncer de mama atrás de autoexame.
COMO PREVENIR
Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:
Praticar atividade física regularmente;
Alimentar-se de forma saudável;
Manter o peso corporal adequado;
Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
Amamentar
Comments