China começa testes com transporte público autônomo
- Mateus Lima
- 26 de out. de 2017
- 1 min de leitura

Foto: Época negócios
Começa a ser testado na China o primeiro sistema de transporte público autônomo no mundo na cidade de Zhuzhou. Cada trem tem a capacidade de transportar até 300 passageiros. O sistema possui três vagões que medem 32 metros, atingindo uma velocidade máxima de 70 KM/H. Ele é movido a eletricidade e é equipado com baterias recarregáveis.
A empresa que produziu o sistema de transporte deu o nome ao veículo de Autonomous Rail Rapid Transit (ART), e deverá aumentar os trens para até cinco vagões, o que deve ampliar a sua capacidade para até 500 passageiros.
A CRRC Zhuzhou Locomotive, empresa que produziu o sistema e o veículo, e que fabrica peças para trens de alta velocidade na China, disse que o transporte começará a funcionar a partir de 2018.
A empresa se pronunciou dizendo que o sistema custa bem menos que um bonde tradicional e que essa é uma solução que facilita ampliar o transporte público em locais onde não se tem recursos financeiros para se construir linhas de trem.
Essa inovação é bem-vinda, já que o país vem sendo assolado pela poluição atmosférica e pelos engarrafamentos. A China tem planos para o desenvolvimento de carros elétricos. No domingo (22), os primeiros ônibus elétricos começaram a circular em Pequim e até o final do ano o governo deverá aumentar a quantidade de ônibus nas ruas da cidade.
Pequim é uma das cidades mais poluídas do mundo. O trânsito é uma das maiores causas, e é algo que o governo vem combatendo limitando a circulação de veículos nas ruas e substituindo o carvão pelo gás natural como fonte de energia.
Yorumlar