A geração fitness também exige cuidados. Sabia quais!
- Poliana Lima
- 26 de out. de 2017
- 2 min de leitura
A palavra fitness está na moda, mas o que poucos sabem é seu conceito. Essa palavra tem origem grega e seu significado remete a aptidão física, não somente a um corpo bonito e torneado.
O que se tem visto é uma nova geração obcecada por padrões de beleza e um deles é atingir um nível de musculatura além do normal. Uma dos caminhos mais procurados é ingressar em uma academia, mas o queremos saber é se essa geração “fitness” é saudável ou não.
A nutricionista Michele Carvalho, que atua na área há 8 anos, afirma que toda suplementação deve ser orientada pelo médico ou nutricionista antes do consumo. De acordo com Carvalho, existem casos em que o uso de suplemento vitamínico é necessário e em outros não. A necessidade varia de acordo com o metabolismo de cada pessoa. Usando com orientação não irá causar nenhum dano ao indivíduo.
Existem casos em que os adeptos da atividade física substituem a alimentação por suplementação anabólica, isso pode ser prejudicial. Nem sempre eles possuem o valor nutritivo que apresenta na embalagem. Nestes casos é válido lembrar que para um bom funcionamento corporal é necessário o consumo equilibrado de carboidratos, proteínas, lipídios e sais mineiras. Tudo isso pode ser encontrado nos alimentos.
Essa nova era fitness só será saudável se fizer uso de suplemento sob medida e com orientação do nutricionista, junto a alimentação balanceada. A educadora física Rosália Silva (42) trabalha em academias há 8 anos, e relata que é possível ganhar massa muscular sem suplementação, mas para isso o aluno deve se esforçar o dobro e ter paciência, já que o processo para obter os resultados esperados se torna mais lento. Ele afirma que o segredo está na nutrição e indica um especialista para reeducação alimentar. Outras medidas simples e eficazes são a variação de exercícios, descanso do músculo e evitar exercícios aeróbicos antes da musculação.
Comments