top of page

Ataque terrorista na Somália mata 300 pessoas e agrava a situação humanitária no país

  • Jônatas Almeida
  • 26 de out. de 2017
  • 1 min de leitura

Imagem: Rádio Vaticano

Carregado de explosivos e estacionado próximo a um veículo de combustíveis, em uma das ruas mais movimentadas da capital da Somália, um caminhão explodiu. Outra explosão, no mesmo dia, ocorreu em um supermercado também na capital do país.


Esse sábado (14) ficou marcado como o pior ataque terrorista na Somália. 300 pessoas morreram 400 feridas e 70 ainda estão desaparecidas.


Nenhum grupo terrorista assumiu o ataque, mas o governo somali acusa o Al-Shabab, como responsável. O grupo, que é ligado ao Al- Qaeda, disputa a dominação do país e já chegou a controlar as regiões centro e sul.


O atentado, que ocorreu no sábado, pode agravar a situação humanitária da Somália. O país, que em 1992 e em 2001, declarou estado de fome, pode vim a declarar a terceira.


Os rios da região estão secos por fala de precipitação de chuva, segundo o Jornal El País, “a situação nutricional e de acesso à água potável pode deteriorar-se gravemente. De secas a cada 10 anos, o país passou a sofrê-las anualmente”. O Jornal acrescenta que 65% do gado do país já morreu.


A falta de uma estrutura médica prejudica inclusive os atendimentos as vítimas. Estados Unidos, Turquia e o Catar estão oferecendo esse suporte humanitário.


Nesta quarta-feira (18), o Papa Francisco fez um pronunciamento sobre o ocorrido na Somália. Afirmou que esse ataque terrorista “merece a mais severa condenação e pediu pela conversão dos violentos e encorajamento dos que trabalham pela paz naquela região martirizada”. Também na quarta-feira, milhares de pessoas fizeram uma caminhada Mogadíscio, em forma de protesto contra os atentados.


Comments


Por Trás do Blog
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga "PELO MUNDO"

© 2023 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com

Doar com PayPal

Visto em

 Avenida Leovigildo Filgueiras, n° 81, Garcia, Salvador, Bahia. CEP: 40100-000

bottom of page