Surpresas e emoções nos esperam na Copa do Mundo em 2018
- Gabriel Conceição
- 26 de out. de 2017
- 4 min de leitura
A Copa do Mundo é o maior evento esportivo da atualidade. Competição que reúne seleções de vários cantos do planeta e que ocorre em um intervalo de quatro anos para cada edição, se tornando assim, uma espécie de fenômeno no mundo e principalmente no país que é escolhido como sede pela FIFA. Craques de diversos países querendo conquistar a taça mais cobiçada do futebol vestindo a camisa de sua respectiva seleção. Logo, podemos esperar grandes jogos com belas jogadas, belos gols e uma linda festa por parte dos torcedores.
Até então apenas oito países conseguiram levantar o caneco. O Brasil, a única seleção a ter jogado em todas as edições, é o maior campeão com cinco títulos. Em seguida vem a Itália e Alemanha, atual campeã (2014), com quatro troféus cada um. A equipe do Uruguai venceu a primeira edição (1930), conquistou duas vezes, a Argentina também possui duas taças e finalmente França, Inglaterra e a Espanha, ganharam uma copa cada um. A bola da vez agora é dos russos, a próxima edição da Copa do Mundo do munda irá acontecer na Rússia em 2018 e as expectativas para a Competição estão altíssimas. Mas para explicar um pouco dessa grande empolgação, devemos voltar um pouco no tempo.
Desde o início da Eurocopa (2016), onde as seleções consideradas de “pequeno porte” conseguiram se sobressair diante dos gigantes europeus, que as expectativas giram em torno de que alguma seleção de menor expressão possa levantar a taça. Portugal, Islândia e País de Gales foram as grandes zebras da Euro. A Islândia, seleção que não tem grandes jogadores jogando por ai, conseguiu um fato inédito chegando as quartas de finas da competição. Os “Vikings” apelido dado carinhosamente pelos torcedores não somente islandeses, caíram no gosto dos adeptos do futebol pela sua garra em campo. Perdendo para a poderosa Inglaterra por (2x1), a seleção deu adeus a Eurocopa, mas algo bem maior ainda estava por vim. País de Gales outra zebra da competição. Equipe liderada pela estrela Gareth Bale, jogador do Real Madrid, chegou as incríveis semifinais perdendo para Portugal por (2x0). E pouco se falava do Portugal de Cristiano Ronaldo também estrela do Real Madrid e eleito o melhor do mundo, ficou apenas na 3° colocação na fase de grupo da Euro, mas logo depois, os portugueses se tornaram a grande surpresa da competição. Eliminando a Polônia nas quartas e País de Gales nas semis, Portugal chegou a final diante da seleção anfitriã, a França de craques como Antoine Griezmann, Bezema e Pogba. Os portugueses venceram o jogo na prorrogação com o único gol da partida, marcado pelo atacante Éder. Portugal acabara de conquistar seu primeiro título na história do futebol se tornando uma promessa de título para a Copa de 2018.
Depois de uma emocionante Eurocopa, veio as eliminatórias para a Copa do Mundo. E tem quem diga que essa foi as eliminatórias com maiores surpresas e zebras dos últimos tempos. Nas eliminatórias europeias, pela primeira vez na história os islandeses se classificaram para a Copa. Ficando em 1° lugar no grupo I, a Islândia surpreendeu o mundo novamente com essa inédita classificação e promete ir mais longe ainda em 2018. No grupo A, a Suécia tomou o lugar da poderosa “Laranja Mecânica”, a Holanda não fez uma boa eliminatória e acabou ficando de fora da Copa. Infelizmente não iremos ver a genialidade do craque holandês Robben, mas em compensação, poderemos ver a categoria do atacante Ibrahimovic pela Suécia.
Nas eliminatórias da América do Norte e Central, tivemos a surpresa de que os Estados Unidos não se classificaram para Copa. O confronto que era muito esperado entre E.U.A x Rússia (na Copa do Mundo) não irá ocorrer. Porém vimos com grande entusiasmo a inédita classificação do Panamá, feito que parou o país e quebrou fronteiras além do futebol como mostra a foto abaixo:

Policial ao invés de retirar o torcedor no campo, se confraterniza com ele e com o artilheiro panamenho Foto: Reprodução Google
Nas eliminatórias Africanas, o Egito do craque Mohamed Salah jogador do Liverpool, se classificou para a Copa após 28 anos e pode ser uma grande pedra no sapato das grandes seleções.
Emoção até o fim aconteceu nas eliminatórias da América do Sul. A Argentina viveu momentos difíceis e se classificando somente na última rodada com um triunfo heroico de “sobrenome Messi” (argentino marcou os três gols da partida) sobre o Equador por (3x1). Após uma eliminatória de pouco futebol jogado por partes dos argentinos mesmo com um time repleto de estrelas como Dybala, Messi, Aguero e Mascherano a Argentina sofreu, mas conseguiu a classificação. Batendo na trave na última Copa ficando com o vice campeonato, Messi e companhia promete brigar pelo título novamente. Por outro lado, a grande surpresa e decepção foi a seleção Chilena. Atual campeão da Copa América e vice campeão da Copa das confederações, os chilenos irão ficar de fora da Copa da Rússia, perdendo o último jogo por (3x0) para a seleção brasileira que já estava classificada. O Chile decepcionou e deu oportunidade para a seleção Peruana disputar a repescagem e tentar ir para o mundial.
Uma coisa é certa, poderemos desfrutar do mais alto nível do futebol e esperar grandes surpresas para essa Copa. Só nos resta conter a ansiedade e contar os dias para vibrarmos e torcer com todo amor e emoção que o futebol pode proporcionar.
Posts recentes
Ver tudoA palavra fitness está na moda, mas o que poucos sabem é seu conceito. Essa palavra tem origem grega e seu significado remete a aptidão...
Kommentare